O que é o Bruxismo?

Você tem o hábito de ranger ou apertar os dentes, principalmente quando está ansioso? Hoje vamos falar sobre o bruxismo, que afeta muitas pessoas, principalmente nos momentos de estresse.

O bruxismo é definido como um hábito parafuncional de ranger ou apertar os dentes, podendo ocorrer à noite ou mesmo durante o dia. Pode afetar adultos ou crianças e vai depender de circunstâncias individuais. Sintomas como cansaço e dores nos músculos faciais, dores de cabeça e na região da ATM (Articulação Têmporo Mandibular) podem ocorrer com frequência. Desgastes nos dentes, mobilidade e sensibilidade dentinária, problemas periodontais, além de distúrbios no sono são os problemas mais comuns.

Mas por que acontecem esses hábitos de apertar ou ranger dos dentes?

Dentre muitas causas, esse hábito pode estar ligado a fatores emocionais como o estresse e ansiedade, por exemplo.

Alguns tratamentos são indicados para ajudar a aliviar esses sintomas.

Um dos mais utilizados é a placa de bruxismo miorrelaxante. A placa ajuda na desoclusão dos dentes, provocando um relaxamento muscular, como também, a proteção dos dentes.

Também é importante dar atenção aos fatores emocionais, como o controle do estresse e da ansiedade para melhorar os sintomas clínicos. Terapias complementares, como a Acupuntura e Florais de Bach são ótimos aliados aos tratamentos odontológicos.

Consulte sempre um dentista para um correto diagnóstico e tratamento individualizado.

#odontologiaintegrativa #dentista #bruxismo #dentistadicas #odontomfranca #odontologiaespecializada #bruxismotratamento #bruxismoansiedade #odontobruxismo