5 Dicas para eleger sua escova de dentes

Muitas vezes ficamos em dúvida na hora de escolher uma escova dental, não é mesmo? Listamos algumas dicas importantes para facilitar nessa hora. O importante é escolher uma escova que ajude você a escovar todos os dentes de uma forma eficiente e confortável. Na dúvida peça orientação ao seu dentista!

Dica 1 - As cerdas da escova devem ser macias. Cerdas macias garantem uma escovação suave, sem agredir a gengiva nem os dentes. Como também, escovas com um número maior de cerdas são mais macias facilitando a remoção da placa bacteriana da superfície dos dentes.

Dica 2 – Dê preferência à cabeça pequena pois facilita o alcance a todas as regiões da boca. Escovas com cabeça compacta facilitam a limpeza em regiões de difícil acesso, como nos últimos molares. Mas a escolha vai depender de cada um, optando pelo tamanho que mais se adapte à sua boca.

Dica 3 – Cabos ergonômicos ou antideslizantes facilitam na hora da escovação. Esses tipos de cabo ajudam na empunhadura da escova, segurando com mais firmeza e facilitando na execução dos movimentos corretos da escovação.

Dica 4 – Enxague bem a sua escova dental e guarde em local arejado. Após a escovação, lave sua escova em água corrente, agite e a deixe secar em pé. Guardar a escova úmida, leva à proliferação de germes, bactérias e fungos nas cerdas da escova.

Dica 5 – Troque sua escova a cada 2 meses ou quando as cerdas estiverem gastas. Cerdas gastas ou arrepiadas prejudicam uma limpeza eficiente dos dentes. Também é necessário a troca após resfriados, gripes, dor de garganta, pois as cerdas ficam contaminadas, evitando uma nova infecção.

Dra. Adriana Machado França

CROSP 59108